O balanço da Apple apresentou queda de lucratividade pela primeira vez em anos. Essa é uma das notícias do dia. Recentemente na imprensa citei que o problema da Apple se concentra basicamente na falta de Steve Jobs.

Ele deixou uma equipe de primeira no comando da empresa, mas falhas no IOS6, mapas muito ruins acabaram por levar à demissão de uma parte importante do grupo. E pior, a Apple é vítima de si mesma.

Ao trazer sempre novidades revolucionárias, a expectativa gerada a cada produto é exatamente essa, de uma revolução. Convenhamos, desde o Ipad 1 e do Iphone 4, o restante dos lançamentos da Apple são requentados.

Melhor e maior tela, maior velocidade, maior resposta, melhor câmera. Sim, é verdade, mas são reedições dos hardwares que citei. Além disso, o último lançamento da Apple queimou o cartucho com três produtos simultâneos. Isso não aconteceria com Jobs vivo, talvez nem o Ipad mini.

Continuo fã da marca e não creio em sua derrocada, mas as patentes precisam sair do papel. Existem algumas delas maravilhosas, como a bateria líquida de hidrogênio que dura um mês, uso da tecnologia de metal líquido, tecnologias de transmissão de dados em altíssima velocidade, entre outras. Isso sem falar dos computadores, os quais os PCs Windows só conseguiram alcançar a estabilidade na versão 7 (nem olhei para 8 ainda).

Apple a parte, a atenção que se dá à companhia hoje não deveria ofuscar um PMI de serviços chinês acima das expectativas e com maior alta em 2 anos. O crescimento de 51,9 pontos engrossa o momentum positivo de uma série de indicadores da segunda economia do mundo.

A China tem se concentrado em promover este crescimento para evitar uma dependência acentuada dos EUA e se voltar ao mercado interno. Mesmo assim, combinar a melhora chinesa com a americana é o cenário de melhor dos casos, obviamente.

Mas como desgraça pouca é bobagem, a Coréia do Norte andava muito quieta e  resolveu fazer alguns testes nucleares próximos à fronteira com o sul.

Basta dizer que isso tende a afetar o mercado, mas provavelmente, o gordinho feio está sem comida e alimentos e esse tipo de cortina de fumaça serve para renovar os estoques e manter a ordem ditatorial.

Ouviremos em breve um acordo, mas se Kim Jong-“Ill” conseguir debelar a turma do chapelão, ele pode realizar o sonho de jogar fliperama na Coréia do Norte. Quem sabe comprar um Iphone.