Dijsselbloem é o nome

Econopata, não psicopata ou mesmo sociopata, Econopata é o termo. Eu me refiro ao ministro de finanças holandês Jeroen Dijsselbloem, também presidente do EuroGroup. Este foi um dos responsáveis por criar a taxação de contas correntes no Chipre e de usar uma comunicação, no mínimo, estúpida para alguém na sua posição.

A questão cipriota é muito complicada e ao mesmo tempo exagerada, como citei anteriormente, dadas as dimensões do país em termos demográficos, econômicos, políticos, entre outros. Em resumo, é um grande paraíso fiscal russo.

Talvez a solução de taxação de contas correntes tenda a ser, neste caso muito, mas muito específico a única cabível devido exatamente às características do Chipre, ou seja, num país onde os depósitos bancários, principalmente externos respondem por duas vezes o PIB, uma corrida aos bancos poderia simplesmente afundar o país.

Ainda mais, o país não tem mais de onde tirar recursos, pois não tem indústria, exportações ou quaisquer similares o suficiente para renovar seus recursos. Para se ter uma idéia, o Chipre tem uma população total inferior à da Zona Leste de São Paulo, na verdade, menor que a população economicamente ativa da região.

 Porém, os temores com o Chipre não residem exatamente nele e sim na figura exótica de Dijsselbloem. Um dos principais instrumentos, na verdade um dos mais importantes das autoridades econômicas é a comunicação. Seja ela sutil, direta, através de informes ou declarações à imprensa, a comunicação é imprescindível.

Num momento altamente delicado em que passa o mundo agora, Dijsselbloem ignora isso e ainda solta declarações que elevam em muito a volatilidade. Como citado ontem, não se sabe se ele é um bode expiatório, um touro numa loja de porcelana ou simplesmente insano, porém o que é certo é que isso se torna totalmente improdutivo num momento como o atual.

O EuroGroup foi muito enfático ao declarar que a solução ao Chipre é “única” pelas características que citei acima, porém Dijsselbloem contrariou a entidade que lidera e disse que ela poderia ser replicada facilmente em outros países.

Dijsselbloem simplesmente não tem noção de como os riscos de mercado funcionam e de como suas declarações ecoam em diversos ativos. O EuroGroup emitiu uma nota posterior à declaração de seu presidente de que o Chipre não seria um modelo ou forma para ser seguido.

Ontem os mercados abriram com a tendência de buscar um novo patamar de altas e reforçar o cenário recente de ganhos, porém as declarações foram suficientes para refrear este ímpeto, porém não para deflagrar necessária correção dos preços, os quais caminham em breve para a sobrevalorização de diversos ativos.

No mais, mantenham atenção à série de indicadores econômicos importantes do dia e podem definir o mercado no dia de hoje.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Jason Vieira é o Editor-Chefe e Diretor Geral da MoneYou e executivo sênior da X-Infinity Invest. Com mais de 20 anos de mercado, já ocupou cargos de estrategista, CIO, economista-chefe e analista internacional em instituições como Apregoa.com, UpTrend Advisors, GRC Visão, KGP, CM Capital Markets, Sanwa Bank, CLSA, JP Morgan, Santander, entre outras. Economista formado pela Universidade Mackenzie, possui diversas extensões de mercado financeiro e economia, com forte foco internacional.
advert

Comentários trancados.

NOVO Ranking Mundial de Juros Reais – Julho 2017

Ranking de Juros

Este é o ranking mundial de juros reais, uma compilação com os 40 países mais relevantes do mercado de renda […]

NOVO Ranking Mundial de Juros Reais – Maio 2017

Ranking de Juros

Este é o ranking mundial de juros reais, uma compilação com os 40 países mais relevantes do mercado de renda […]

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 08/05/2017

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 27/03/2017

CALENDÁRIO ECONÔMICO SEMANAL

Agenda Econômica Semanal Infinity – 08 – 12 / Maio

Abertura de Mercados – Morning Call – 05/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Abertura de Mercados – Morning Call – 04/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF