Fed não causou o rally

Num bate papo informal com alguns amigos de mercado nesta sexta-feira num bar, muitas teorias se formaram sobre o porquê do atual rally das bolsas de valores internacionais, da patinada da bolsa local e do futuro da economia mundial.

Neste painel etílico e improvisado, surgiu quase que uma unanimidade: a bolsa americana sobe por causa do dinheiro do Fed. Neste momento, fui obrigado a discordar da opinião pseudo-uníssona da mesa e por alguns motivos.

A bolsa de valores americana não sobe por causa do dinheiro do Fed. Se fosse por isso, as principais ganhadoras dos índices seriam as ações dos bancos e isso está longe de ser verdade.

A bolsa nos EUA sobe por causa dos balanços positivos e dividendos das empresas, conseqüência da política expansionista do Fed, que tem dado resultado em diversos setores, claramente visto nos indicadores de mercado de trabalho, com queda no desemprego e criação de 236.000 mil vagas só no último mês.

“Simples” assim. Então é por causa do dinheiro do Fed!! NÃO de novo! Isso se torna claro quando vemos as ações do Google subirem enquanto as da Apple caem. A falta de opções rentáveis em renda fixa é a explicação mais simplista para a elevação do apetite do prêmio de maior risco.

Os investidores anteciparam parte desta reação econômica e por isso veem no mercado acionário o lugar ideal para a alocação de recursos. A falta de opções em renda fixa explica uma parte da migração dos recursos.

Isso seria verdade se no Brasil a queda de juros forçasse à migração dos investidores para o Ibovespa e estamos vendo quase que uma reação de bens de Giffen. Quanto mais caem os juros, mais os investidores pouco informados procuram a poupança.

O que melhor exemplifica este cenário é a queda do preço internacional do ouro e da prata. Ambos foram símbolos da busca pela segurança nos investimentos em 2011 e parte de 2012, porém a queda de valor destes metais tem sido contínua desde outubro do ano passado, exatamente quando a série de indicadores econômicos mostrou um período longo o suficiente para apontar para uma recuperação econômica.

Continuo a alertar a todos que o crescimento econômico continua frágil e repleto de “pedras no caminho” e tais resultados são partes de uma lenta e longa lembrança do que foram os eventos de 2012. Mesmo assim, são indicadores positivos.

Obviamente, todo rally necessita de uma correção e quando mais as altas perdurarem, mais severa pode ser a realização de lucros. Gatilhos para a sua ocorrência é que não faltam, mas neste momento, a preferência dos investidores americanos é claramente o Made in USA.

Daí vem parte da explicação do por que a bolsa aqui não deslancha. Para facilitar, relembro aqui meu artigo de 04 de fevereiro, “A Bovespa não ‘anda’, simplesmente”, onde ainda conseguimos comprovar a teoria do preço médio de 58.000 pontos do Ibovespa.

O futuro continua uma incógnita e novamente aqui já desfiamos sobre os possíveis cenários, mas uma coisa é certa. Devemos perder essa visão dicotômica dos investimentos, pois nem sempre os investidores migram do risco para a segurança (e vice-versa) e na maioria das vezes, o dinheiro estatal injetado diretamente em alguns agentes econômicos é muito menos eficaz do que a injeção de liquidez no sistema como um todo.

Boa semana a todos.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Jason Vieira é o Editor-Chefe e Diretor Geral da MoneYou e executivo sênior da X-Infinity Invest. Com mais de 20 anos de mercado, já ocupou cargos de estrategista, CIO, economista-chefe e analista internacional em instituições como Apregoa.com, UpTrend Advisors, GRC Visão, KGP, CM Capital Markets, Sanwa Bank, CLSA, JP Morgan, Santander, entre outras. Economista formado pela Universidade Mackenzie, possui diversas extensões de mercado financeiro e economia, com forte foco internacional.
advert

Comentários trancados.

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 08/05/2017

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 27/03/2017

CALENDÁRIO ECONÔMICO SEMANAL

Agenda Econômica Semanal Infinity – 08 – 12 / Maio

Abertura de Mercados – Morning Call – 05/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Abertura de Mercados – Morning Call – 04/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Abertura de Mercados – Morning Call – 03/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Ranking Mundial de Juros Reais – Abril 2017

Ranking de Juros

Este é o ranking mundial de juros reais, uma compilação com os 40 países mais relevantes do mercado de renda […]