O Mercado é Fashion. Mas, é SOBERANO!

Estou sendo cínico na primeira afirmação embora a mesma seja tão verdadeira quanto a segunda. Aproveito, aqui, para deixar minha homenagem aos “Cínicos” verdadeiros. Sim, estou me referindo àquele grupo de filósofos gregos que, há alguns milhares de anos atrás, acreditava que devíamos nos livrar da preocupação do que os outros pensam a nosso respeito, um tipo de libertação do ego.

E, para tal empreitada, exercitavam-se andando pelo centro de Atenas arrastando um peixe morto preso por um cordão, ouvindo zombarias e repreensões. Pensando por este lado, como não me agrada o cheiro de um peixe avançando pelo mundo dos mortos a nossa conversa sobre a antiga Filosofia termina por aqui.

 O Mercado é SOBERANO!!!

Sempre ouvi isto do melhor dos traders e tesoureiros que conheci. Fui seu estagiário e, depois, trader jr. Ele me disse isto e finalizou a frase dizendo que “não adianta você estar certo em sua análise e posição, pois o Mercado pode permanecer errado por mais tempo que você conseguirá permanecer líquido”.

Mas, vamos ao que interessa.

 Aqui, na Terra da Jabuticaba e do PARADOXO as duas últimas semanas foram interessantes:

  •  
  • Copom perdido, como sempre;
  •  
  • Inflação… falar disto daqui a pouco vai ser motivo de cassação, perseguição política, ou outros tipos de “carteirada de autoridade”(não falo de polícia não…);
  •  
  • Puseram um “floor” no IBovespa. É temporário, mas está valendo. Acho que a força da natureza vai sobrepor-se à da caneta. O reajuste nos preços é bem vindo, mas por si só não vai resolver o herança da “boa” gestão da última década e o que o futuro parece guardar. Gás de Xisto, petróleo de Montana, um mundo caminhando distante de um cenário de demanda superaquecida de commodities (parece que o superciclo de commodities será mais breve desta vez), combustíveis alternativos (células elétricas, hidrogênio, até Ferrari híbrida). Isto tudo não parece nada promissor para um plano de investimentos da ordem anunciada pela empresa. Porém, no momento, tem “short” se zerando e fica a expectativa de que pode vir algo mais por aí, embora no longo prazo…

 

  • Bem, teve outro “floor” na semana. Parece mais um balão de ensaio, uma tentativa de ganhar tempo e tentar dobrar a percepção dos “realidade” e dos “crédulos”. Em breve, se tudo der certo, deve vir um pacote por aí. Ganha uma jabuticaba quem adivinhar o nome do Pacote “_”. A produção de Commodities leva tempo (vários anos), consome mais capital que papel e depende de uma economia em estágio parecido com o do período entre 1999 e 2008. Portanto, o futuro não parece promissor tanto quanto o presente que, igualmente, não se apresenta.  Mas, como o Mercado é Soberano e no Brasil a caneta é arma poderosa tanto para a prosperidade quanto para o “infortúnio” pode-se, durante um tempo, contrariar a realidade.

 Enfim, sobre estes dois assuntos, os jornais estão cheios e não vale a pena a discussão. É entediante falar disto.

 Mudando de assunto, e voltando ao Copom e à inflação, eu gostaria de ressaltar a nossa criatividade. Alguém já se perguntou o que significa “convergência não-linear à meta de inflação”?? E, para quem era alfabetizado em janeiro de 1999 e tem boa memória, o que siginificava “banda diagonal endógena”??? Ambas são de uma comicidade incrível, mas no entanto, são trágicas. Elas transmitem a seguinte mensagem: PERIGO!!!!

Banda Diagonal Endógena foi o desastre da desvalorização do REAL em janeiro de 1999. Esta nem parece que existiu tamanha a loucura de quem a criou.

Convergência Não-Linear é recente e diz sobre a expectativa de que por alguma força maior do acaso, da natureza, e da fé em alguma planilha econométrica o IPCA virá a 4,5%aa embora, ao mesmo tempo, diga nas entrelinhas que “não se sabe quando, ou de que forma, e nem mesmo como ela virá”. Ou seja, ninguém sabe, mas tem fé.

Para quem tem paciência e espírito de historiador vale buscar a série histórica anual do IPCA nos últimos 14 anos. O ano de 1998 não vale, pois pagamos juro real de 25%aa para manter a ditadura franquista e um determinado ego.

É engraçado o quanto podemos nos distanciar da realidade. Para quem vai à rua, ao supermercado, restaurante, ou loja a inflação já é, há bom tempo, uma realidade distante da convergência não-linear. Porém, há algumas semanas atrás li, num jornal, alguém fazendo conta do juro brasileiro (juro real) comparados com o juro negativo no Primeiro Mundo como que justificando como “razoável” o juro por aqui(1,5%). 

A última moda do DI começou em agosto de 2011 e de lá pra cá muito se falou e se justificou. O movimento na curva de juros foi imenso. E o Mercado, soberano, esqueceu-se da realidade, esqueceu-se da inflação que em nada mudou desde agosto de 2011. Vamos ver o que a “estação” nos reserva…

Peço desculpas pelo assunto (chato) pois eu estava disposto a propor uma discussão sobre China, recessão na Europa, rating da Itália, “sequestration” do orçamento Americano, e os níveis das Bolsas lá fora. Afinal, o que é moda por lá é bem mais interessante e acaba ditando a tendência por aqui apesar de que a terra brazilis está ficando cada vez mais chata. Mas, escreverei ainda nesta semana.

Ah, alguém por aí tem lido sobre o Conclave?? Será que o Lula não vai participar das negociações? Quem será que ele vai apoiar? Faço esta pergunta sem saber se o Macaco Simão já não a fez. E o PSDB, porque não lança o Serra como candidato? Imagina se ele ganha!!!???

Seria ótimo para Brasil, péssimo para a Igreja, e ruim para o PT, pois este perderia seu maior cabo eleitoral. Afinal, ele elegeu o PT em 3 eleições presidenciais e uma na prefeitura de SP. Com ele de adversário, quem precisa de marqueteiro??

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Edson "Mineiro" é trader de longa data. Com mais de vinte anos de mercado, foi operador, broker e tesoureiro em diversas insituições financeiras nacionais e estrangeiras.
advert

Comentários trancados.

Abertura de Mercados – Morning Call – 08/08/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 07/08/2017

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 27/03/2017

CALENDÁRIO ECONÔMICO SEMANAL

Agenda Econômica Semanal Infinity – 07 – 11 / Agosto

NOVO Ranking Mundial de Juros Reais – Julho 2017

Ranking de Juros

Este é o ranking mundial de juros reais, uma compilação com os 40 países mais relevantes do mercado de renda […]

NOVO Ranking Mundial de Juros Reais – Maio 2017

Ranking de Juros

Este é o ranking mundial de juros reais, uma compilação com os 40 países mais relevantes do mercado de renda […]

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 08/05/2017

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 27/03/2017

CALENDÁRIO ECONÔMICO SEMANAL