Nosso país é uma empresa

petrobras

Toda empresa tem Clientes, e estes clientes são nossos compradores internacionais, os turistas e os que nos visitam a trabalho, comprando matéria prima e serviços. 

Toda empresa tem Acionistas.  Na Brasil S.A., são quase 200 milhões.  Uns tem mais participação, outros tem menos, mas estamos todos no mesmo barco.

Toda empresa deve gerar Receita e Superavit, para se perpetuar e crescer.  As “unidades de negócio” da Brasil S.A. são as corporações, os pequenos, médios e grandes negócios que operam dentro do país.  A padaria é uma unidade de negócios, o salão de beleza é outro, e as grandes construtoras também. Estas unidades de negócio são o que mantém nosso país operando.

Agora, pense: se um contador olhar o balancete desta empresa, o que será que ele vai achar? 

O país faz quase tudo para dificultar e exaurir cada unidade de negócios de seus lucros, na forma de impostos e taxas, burocracia e regulamentação tão complexa que beira o intolerável. 

O país trata seus grandes clientes como inimigos imperialistas, enquanto os pequenos, que só dão prejuizo e dor de cabeça (Argentina, Cuba, Venezuela, Bolívia) são exaltados.  Seria como ter uma concessionária de veículos e vender apenas para quem tem crédito ruim e fala mal do produto!!!

Tomemos por exemplo a Petrobras… o país, ao invés de buscar eficiência e lucro, faz o possível para maquinar sua maior empresa, para que ela não gere resultados mas sim seja uma máquina de sugar os acionistas.  OLHE O GRÁFICO ACIMA !!  O país tem a maior reserva de petróleo do mundo, e ainda assim a “unidade de negócios” Petrobras da prejuízo, o produto é ruim, caro e escasso.

Chegou a hora de olhar a Brasil S.A. com uma visão diferente.  Uma visão de capital.  O capitalismo não é perfeito, mas ele é a experiência econômica mais eficiente que já existiu.  Lucro não é pecado! Lucro gera empregos, empregos geram consumo e poupança interna, e consumo gera mais produção e crescimento. 

Assim como acontece na vida de toda empresa familiar mal administrada, a Brasil S.A. chegou a uma encruzilhada:  ou profissionalizamos a gestão, cortando gastos e aumentando a eficiência, ou vamos quebrar.  Mesmo com ativos em nosso balancete (óleo, água, florestas e fazendas).

Precisamos de um novo CEO, um novo Conselho de Administração, uma nova Área Jurídica.

Precisamos repensar nosso Modelo de Negócios.

The “revolted” Turtle

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Turtle foi um apelido dado a um grupo de operadores que fazia parte de um experimento 1983 executado por dois traders de commodities famosos, Richard Dennis e Bill Eckhardt. O objetivo do estudo foi comprovar se ser um grande trader era uma predisposição genética ou se poderia ser ensinado. Dennis acreditava que uma pessoa pode ser treinada enquanto Eckhardt pensava que era uma habilidade inata, algo como na obra de Mark Twain “O Príncipe e o Mendigo” ou no filme “Trocando as Bolas” com Dan AyKroyd e Eddie Murphy. The Turtle responde pelo blog http://www.na-vida-a-passeio.blogspot.com.br/ onde mais excelentes artigos podem ser acessados.
advert

Comentários trancados.

NOVO Ranking Mundial de Juros Reais – Maio 2017

Ranking de Juros

Este é o ranking mundial de juros reais, uma compilação com os 40 países mais relevantes do mercado de renda […]

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 08/05/2017

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 27/03/2017

CALENDÁRIO ECONÔMICO SEMANAL

Agenda Econômica Semanal Infinity – 08 – 12 / Maio

Abertura de Mercados – Morning Call – 05/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Abertura de Mercados – Morning Call – 04/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Abertura de Mercados – Morning Call – 03/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF