O ciclo do crédito no Brasil… e os motivos para tudo isso acabar mal, muito mal

Imagine o seguinte:  você arranja um emprego.  Você produz.  Você recebe seu salário. Você gasta seu salário com suas necessidades alimentícias, familiares, de saúde, educação, etc., e guarda um pedaço para comprar aquela TV de Plasma que vai ficar bacana na sala.  A Copa está aí, tem que ter TV grande.  Quando o dinheiro dá, você compra a TV. Paga à vista, pois não quer fazer divida.  Este é o brasileiro dos anos 80 e 90.

Agora imagine: você arranja um emprego.  Você produz.  Você recebe seu salário, e então é elegível (pois tem renda) a comprar a prazo no Magazine Bahia. Então você vê o que sobra após todos os seus gastos, e este valor é a soma das parcelas que você pode pagar mensalmente.  Então você vai lá no Magazine Bahia e compra uma TV de Plasma, um Home Theater e um sofá novo.  Afinal, o Galvão tem uma voz linda. Este é o brasileiro pós ano 2000.

Então… você tem emprego, você comprou a crédito, a produção aumentou, o seu vizinho arranjou emprego, comprou, contratou empregada, ela comprou, a fabrica produziu mais, o funcionário fez um financiamento de 60 meses num Celta 1.0 novinho… tudo está indo bem. Aquele imóvel lindo na planta você está pagando a perder de vista, vai usar o FGTS lá no fim e financiar o que faltar.  Mas como imóvel dobra de preço a cada 5 anos, ta sussa… vamos nessa que a hora é agora!  A CVC vende viagens em 12x sem juros para fazer compras em Miami, e mais um boletinho mensal não vai fazer tanta diferença.

Quem paga essa conta?  Obviamente, tem mais dinheiro no sistema do que o salário que todo mundo ganha.  O dinheiro vem de algum lugar, certo? E, mais importante ainda: o que acontece quando a música para?  Quando o dinheiro der uma “secada”, o banco subir a taxa e o cartão de crédito estourar?  Veja bem, não estamos falando aqui só de bens duráveis… carros e automóveis são a garantia do empréstimo sim.  Mas estamos falando de financiar serviços e bens descartáveis, coisas que duram 5 ou 10 anos.  3 celulares por cabeça? É só entrar em qualquer linha de ônibus hoje e você vê !

Quando a música parar, o crédito secar e as vendas diminuírem, a fábrica para.  A construção para. O primeiro sinal serão as “férias coletivas”, tentando ganhar tempo e limpar os estoques.  Depois, vem as demissões de ajuste.  Lembre que neste caso os juros já subiram, a inflação está caindo pois ninguém compra nada (demanda baixa) e o ciclo começa a azedar.

O segundo passo é um aumento da inadimplência.  Afinal, se você está sem grana pois foi demitido, o boleto do Magazine Luisa vai pro lixo e você compra arroz e feijão, certo?  Ainda bem que eles estarão mais baratos, pois o preço das commodities foi pro chão.  Só se compra o necessário.

Nesse ponto o governo sai correndo atrás do rabo… tentando estimular a economia, criando pacotes e bolsas, baixando tarifas pontualmente (pois ele gasta demais e se cortar de vez os impostos, o país quebra) e… humm… peraí… isso JÁ ESTÁ ACONTECENDO !!!

Entendeu ou quer que desenhe?

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Turtle foi um apelido dado a um grupo de operadores que fazia parte de um experimento 1983 executado por dois traders de commodities famosos, Richard Dennis e Bill Eckhardt. O objetivo do estudo foi comprovar se ser um grande trader era uma predisposição genética ou se poderia ser ensinado. Dennis acreditava que uma pessoa pode ser treinada enquanto Eckhardt pensava que era uma habilidade inata, algo como na obra de Mark Twain “O Príncipe e o Mendigo” ou no filme “Trocando as Bolas” com Dan AyKroyd e Eddie Murphy. The Turtle responde pelo blog http://www.na-vida-a-passeio.blogspot.com.br/ onde mais excelentes artigos podem ser acessados.
advert

Comentários trancados.

NOVO Ranking Mundial de Juros Reais – Maio 2017

Ranking de Juros

Este é o ranking mundial de juros reais, uma compilação com os 40 países mais relevantes do mercado de renda […]

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 08/05/2017

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 27/03/2017

CALENDÁRIO ECONÔMICO SEMANAL

Agenda Econômica Semanal Infinity – 08 – 12 / Maio

Abertura de Mercados – Morning Call – 05/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Abertura de Mercados – Morning Call – 04/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Abertura de Mercados – Morning Call – 03/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF