O fim dos bons tempos – BM&FBovespa

Na falta de uma palavra melhor, o fim do pregão foi f…,. Uma galera boa subiu pras mesas, mas pra maioria foi rua mesmo. Eu falava praqueles pé de porco pra estudar, pra subir pra mesa, pra não se acomodar que aquilo tinha fim e os caras não me ouviam.

Chamo de pé de porco mesmo, a maioria é meu amigo, conheço família e chamava de pé de porco lá atrás. Chamo assim por que, que nem eu, era uns doidos sem estudo, tirando um caminhão de dinheiro mais fácil que vender droga na viela.

A casa caiu, ou como falava um irmão, “la Maison est tombé”. Eu tava lá em baixo no último dia, na chuva de papel picado e deu uma dor no peito tão forte que pensei que eu era o Navalha do Itaú. Eu não vi de perto o fim da Bovespa, mas da BM&F doeu mesmo.

Culpa minha, sua, de todo mundo que fez b..ta. O mercado tá melhor hoje, com certeza. A telinha é bem justa e o jeito de fazer caca tem que ser bem mais trabalhado que antes. Ainda tem, mas é difícil.

O duro é ver esse mercado de correta morrendo. Começou tudo com a devól (devolução de corretagem) absurda de até 99% com a choradeira dos bancos. Não dá mais pra ganhar dinheiro, não como antes.

Todo mundo era mal acostumado com o FIF, com uma porrada de corretora usava muito disso pra tudo, que ia de tecnologia até curso, viagem e estagiário. Quando as bolsas desmutualizaram e abriram capital, um mar de grana foi pras corretoras.

Melhor, pros donos das corretoras. Hoje, essa porcaria de Home Broker até é que legal pra acesso ao mercado, mas R$ 5 de correta é o fim da palhaçada e o futuro é 10% das corretoras ativas e só.

Tô confortável em banco hoje em dia, mas tenho pena desse mercado que vai morrer a míngua. As corretoras tentaram se unir contra essa devól monstro dos bancos, mas não demorou nada pra um ou outro rato roer a corda e o esquema ficou mais forte que nunca.

Hoje quem ganha grana é a bolsa. Tem mais custo de emolumento do que de corretagem e os 5 milhões de clientes não passam de quina. Não tenho nenhuma fé no futuro desse mercado como tá agora.

Corretora grande e com cliente só tem resultado ruim e é um seguido do outro. Gringaiada tá desiludida de montar negócio desses aqui. Banco gringo ainda vale, já corretora, é negócio finito.

Acho que a BM&FBovespa – ô nome feio pai d’égua, chama logo de BVMF – tá querendo acabar com o intermediário, mesmo que não seja possível na lei. E pior, agarra o osso véio com os dente amarelos e gosmentos pra não deixar a concorrência entrar aqui. Os mesmos bancos e os mesmos pessoas físicas.

O Nasdaq foi uma porrada na cara da NYSE, que na época cobrava um custo bem alto e hoje o preço médio de correta nos “Ístêits” é bom pro cara que opera. E bem lembrado pelo Jason, o americano usa aquilo de poupança, coisa que a gente morre de medo de fazer aqui.

Mas é claro, né. A bolsa aqui parece que quer incentivar o dentista, o engenheiro, o advogado, a dona de casa a operar que nem trader, pra daí girar o que num tem e depois perder as tampa de grana e ficar cinco anos longe da bolsa.

Home Broker não é vídeo game e não tem nenhum projeto da bolsa como alternativa pra poupança. E mais uma vez a gente tá perdido.

Primeiro foi a falta da inflação alta e agora é a do juro alto. Tem doido nas mesas de banco que não tá sabendo o que fazer pra entregar rendimento, por que não tem mais o ganho vagaba do juro.

O mercado mudou pra melhor dum monte de jeito, mas acho que a gente precisa de mais gente profissional, qualificada e que não fica falando a mesma coisa faz 20 anos. Por isso aceitei a proposta do Jason de falar aqui.

Não falei nenhuma novidade, só falei “o que ninguém mais diz”.

Issaí, doidos, é MoneYou na veia.

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

The point is, ladies and gentleman, that greed, for lack of a better word, is good. Greed is right, greed works. Greed clarifies, cuts through, and captures the essence of the evolutionary spirit. Greed, in all of its forms; greed for life, for money, for love, knowledge has marked the upward surge of mankind.
advert

Comentários trancados.

Ranking Mundial de Juros Reais – Dezembro 2017

Ranking de Juros

Este é o ranking mundial de juros reais, uma compilação com os 40 países mais relevantes do mercado de renda […]

NOVO Ranking Mundial de Juros Reais – Outubro 2017

Ranking de Juros

Este é o ranking mundial de juros reais, uma compilação com os 40 países mais relevantes do mercado de renda […]

NOVO Ranking Mundial de Juros Reais – Setembro 2017

Ranking de Juros

Este é o ranking mundial de juros reais, uma compilação com os 40 países mais relevantes do mercado de renda […]

Abertura de Mercados – Morning Call – 08/08/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 07/08/2017

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 27/03/2017

CALENDÁRIO ECONÔMICO SEMANAL

Agenda Econômica Semanal Infinity – 07 – 11 / Agosto