OGX – Short Squeeze ou Poço sem Fundo ??

Ela já chegou a valer mais de R$ 23.  Seu IPO, em 2008, foi o maior da bolsa brasileira.  Seu CEO, a síntese do empresário brasileiro fiel e combatente, que superava todas as expectativas e dificuldades de se montar um projeto imenso a partir do nada, com financiamento baseado na confiança dos investidores.

Leia sobre o IPO da OGX

Porém, algo aconteceu… o petróleo não fluiu como esperado, as ações passaram a perder terreno (em preço, pois em volume ainda é a mais operada do Índice IBOVESPA), os investidores ficaram assustados e os especuladores assumiram o controle da situação.  Lá por meados de novembro de 2010, após atingir máximas, o papel da empresa (OGXP3) entrou em uma forte tendência de baixa, tendo como combustível os short-sellers que alugavam papéis e os vendiam a descoberto.  O volume inflou, a ação caiu fortemente e novos vendidos apareceram, mais aluguel de ações, um ciclo nocivo (e perigoso) que se auto-alimentava. 

A bolsa, no entanto, tem limites.  No caso, o limite era de 30% para aluguel dos papéis.  Porém, quando este limite foi batido, a Bolsa o aumentou para 45%.  Imediatamente a ação tomou outro tombo, e atualmente 85% do limite está utilizado.  Pegou mal… a Bolsa tem sido acusada de favorecer os vendidos, a volatilidade do papel está altíssima (o ATR – Average True Range diário é de quase 5%) e a cotação do papel chegou a bater R$ 1,25 – ou seja, mais de 95% de baixa desde a máxima.  Virou papel-opção, no jargão de mercado.

Mas e agora? O que acontece?

Há algumas semanas, vem se ouvindo no mercado uma expressão: SHORT SQUEEZE.  Esta situação acontece quando o preço da ação começa a subir, os vendidos tem que comprar para desmontar a venda e entregar o aluguel e os papéis ficam escassos.  A demanda supera em muito a oferta, e quem está vendido é “apertado” (squeezed) e não consegue sair sem pagar um baita spread.  A música para, e na dança das cadeiras alguns sobram de pé, e com a conta para pagar.  As chances das ações darem um belo salto, neste caso, são grandes.  Não há fundamentos econômicos, obviamente.  É um movimento especulativo de correção, mais ou menos como um elástico esticado para baixo que arrebenta, e vai na direção oposta.

Operar este movimento, no entanto, é arriscado.  Arriscadíssimo.  Afinal, ninguém sabe quando ou o que vai ser o gatilho do movimento. Pode ser uma alta generalizada do Ibovespa (difícil, mas plausível);  pode ser a Bolsa dizendo que não irá mais aumentar o limite de vendas a descoberto (por estatuto, não pode ultrapassar 50% do free float);  pode ser que a taxa paga pelas ações alugadas (ou seja, o custo do aluguel) dispare por falta de ações disponíveis…  Enfim, algo pode acontecer.  Mas também pode não acontecer, e neste caso o papel fica estacionado lá no 5º subsolo, onde está agora. 

De qualquer maneira, o case da OGX é um clássico do que pode acontecer quando projetos de financiamento perdem a confiança dos investidores.  Vale a pena estudar, e muito, o que aconteceu aqui. 

Por fim, seja consciente:  se for apostar no short squeeze, use STOP LOSS !!!  Na verdade, use-o sempre!!!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Turtle foi um apelido dado a um grupo de operadores que fazia parte de um experimento 1983 executado por dois traders de commodities famosos, Richard Dennis e Bill Eckhardt. O objetivo do estudo foi comprovar se ser um grande trader era uma predisposição genética ou se poderia ser ensinado. Dennis acreditava que uma pessoa pode ser treinada enquanto Eckhardt pensava que era uma habilidade inata, algo como na obra de Mark Twain “O Príncipe e o Mendigo” ou no filme “Trocando as Bolas” com Dan AyKroyd e Eddie Murphy. The Turtle responde pelo blog http://www.na-vida-a-passeio.blogspot.com.br/ onde mais excelentes artigos podem ser acessados.
advert

Comentários trancados.

NOVO Ranking Mundial de Juros Reais – Maio 2017

Ranking de Juros

Este é o ranking mundial de juros reais, uma compilação com os 40 países mais relevantes do mercado de renda […]

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 08/05/2017

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 27/03/2017

CALENDÁRIO ECONÔMICO SEMANAL

Agenda Econômica Semanal Infinity – 08 – 12 / Maio

Abertura de Mercados – Morning Call – 05/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Abertura de Mercados – Morning Call – 04/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Abertura de Mercados – Morning Call – 03/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF