Para onde vai o mercado?

Robert Prechter, no dia 20 de fevereiro deste ano falou publicamente que finalmente o topo havia chegado e que a queda do mercado naquele dia é um ponto de inflexão e o início de uma correção de 20-30% no mercado.  Segue o link:

100-year Bear Market

OK, o homem é conhecido por ser um dos grandes perma-bears do mercado… sempre pessimista, sempre cantando “crise”.  Mas alguns dos calls dele foram muito bons no passado e ele é também o líder supremo do método Elliott Waves.  Os traders que usam este método são tantos que existe até um nome para eles:  elliotticians.

Além disso, outro sinal grande de venda está no ar:  capas de revistas e jornais lá fora estão chamando o grande público de volta para o mercado acionário, o que nas mesas de operação é um conhecido alerta.  Basicamente, quando o barbeiro do bairro e o taxista do seu dia do rodízio começam a falar que estão investidos, é hora de sair.

Europa mostra sinais fracos, China está de volta tentando frear o aquecimento descabido de sua economia e, nos USA, o “sequestro” obriga o governo segurar os gastos públicos.  Na America do Sul, a Argentina está desvalorizando o peso e, basicamente, “mentindo” ao mercado com índices manipulados. A Venezuela perdeu (ou melhor, ganhou) o presidente para o câncer.

Mas e o Brasil? E a BOVESPA?

No Brasil a situação, que aparentemente é boa, parece ainda pior.  O governo já usou a munição dos juros (não da mais para reduzir) e do câmbio (e o impacto da queda da taxa do dólar na inflação não é significativo).  Quebrou a Petrobrás para segurar o preço dos combustível (e até está tentando que ela dê dinheiro ao Corinthians para que o estádio que sediará a abertura da copa fique pronto) e a Eletrobrás, para reduzir a conta de energia elétrica.  E, mais absurdo, não baixou impostos e nem o tamanho do estado, continua com gastos acima da arrecadação e iniciou a campanha da reeleição de Dilma 2 anos antes da eleição.  Logo, o governo virou um baita balcão de negócios e pouco será feito daqui para a frente.

Enquanto as bolsas subiam e faziam máximas lá fora, o mercado local caiu.  Abriu o ano bem, mas logo depois perdeu força, sem sair do lugar por conta de PETRO, VALE, ELET e OGX.  A boca do jacaré abriu (é a figura comparando a bolsa lá fora e aqui. 

Se houver uma correção global, o Brasil vai sentir.  Vai sentir e vai ser feio.  O crédito e o consumo, que foi o maior driver do crescimento do nosso país nos últimos 6-8 anos, estão chegando ao fim. 

Respondendo a pergunta que fiz lá em cima:  Eu não sei para onde vai o mercado, mas minha aposta é para baixo.  E meu dinheiro está também apostando nisso.  E, mais importante, com stops bem planejados, pois no jogo dos investimentos o importante não é estar certo… mas sim saber quando se está errado, para sair logo e com perdas pequenas.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Turtle foi um apelido dado a um grupo de operadores que fazia parte de um experimento 1983 executado por dois traders de commodities famosos, Richard Dennis e Bill Eckhardt. O objetivo do estudo foi comprovar se ser um grande trader era uma predisposição genética ou se poderia ser ensinado. Dennis acreditava que uma pessoa pode ser treinada enquanto Eckhardt pensava que era uma habilidade inata, algo como na obra de Mark Twain “O Príncipe e o Mendigo” ou no filme “Trocando as Bolas” com Dan AyKroyd e Eddie Murphy. The Turtle responde pelo blog http://www.na-vida-a-passeio.blogspot.com.br/ onde mais excelentes artigos podem ser acessados.
advert

Trackbacks/Pingbacks

  1. Don't Fight the Tape | MoneYou - 23/04/2013

    […]  é um mantra recorrente em trading.  Eu mencionei nem um dos meus posts  anteriores (Para onde vai o mercado?) que acho que a situação do Brasil é péssima, nosso governo é fraco e que a conta de nossa […]

NOVO Ranking Mundial de Juros Reais – Maio 2017

Ranking de Juros

Este é o ranking mundial de juros reais, uma compilação com os 40 países mais relevantes do mercado de renda […]

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 08/05/2017

Semanal de Economia e Mercados – Weekly Call – 27/03/2017

CALENDÁRIO ECONÔMICO SEMANAL

Agenda Econômica Semanal Infinity – 08 – 12 / Maio

Abertura de Mercados – Morning Call – 05/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Abertura de Mercados – Morning Call – 04/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF

Abertura de Mercados – Morning Call – 03/05/2017

Abertura de Mercados – Morning Call – 24/03/2016

VERSÃO PDF