Na noite de quarta-feira, a Câmara dos deputados nos EUA rejeitou o projeto projeto de lei temporário proposto pelo presidente Mike Johnson (R-Louisiana), que buscava estender o financiamento federal, numa votação de 220-202, com 14 republicanos votando contra.
A legislação proposta financiaria o governo até março de 2025 e transferiria o problema para abril do mesmo ano.
O risco de uma paralisação do governo continua e pode incrementar a volatilidade do mercado, com o triple witching* ocorrendo amanhã (20/set.).
Com menos de duas semanas restantes para aprovar uma medida de financiamento, os legisladores estão sob pressão para evitar um possível paralisação (shutdown) do governo, que ocorreria pouco mais de um mês antes das próximas eleições.
O projeto apresentado por Mike Johnson (R-Louisiana) incluía o SAVE Act, uma medida defendida pelo ex-presidente Donald Trump que exige comprovação de cidadania para votar em eleições federais.
Essa disposição, que foi incluída apesar da oposição dos democratas, que dizem ser desnecessário, pois tais casos são “raros” e que a medida é “racista”.
Os democratas, por outro lado, defendem uma extensão de financiamento de três meses, em vez dos seis meses propostos pelos republicanos, de acordo com a senadora Patty Murray (D-Washington), dadas as incertezas do resultado das eleições majoritárias.