As vendas ao varejo nos EUA superaram as projeções médias dos analistas em todos os aspectos, onde o índice cheio projetava na mediana 0,3%, 1,4% em 12 meses e foi superado com alta de 0,7%, 1,7% em 12 meses, com os núcleos superando também as expectativas, com alta de 0,5% excetuando Veículos (proj.: 0,1%) e alta de 0,7% excetuando Veículos e gasolina (proj.: 0,1%).

Há um sinal claro de aquecimento da atividade econômica, em um período que se demonstra como um indicador antecedente importante para as festividades de fim de ano.

De acordo com Google Data, em setembro de 2023, 35% dos consumidores dos EUA já haviam começado suas compras de fim de ano e, destes, 32% já haviam feito uma compra, semelhante dado se demonstra em 2022.

Portanto, esta alta em setembro demonstra a tendência para que os dados daqui até o final do ano continuem aquecidos, especialmente com feriados de consumo como Halloween, Ação de Graças, Black Friday e por fim, o Natal.

O volume de pesquisas por consultas relacionadas a presentes, como “presentes” e “lembranças”, permaneceu alto — um aumento de 42% e 12% em comparação a setembro e outubro de 2023, respectivamente.

Os pedidos semanais de auxílio desemprego também “chacoalharam” os indicadores relacionados ao furacão Milton e voltou para a medida abaixo de 250.000 semanais (real: 241.000) e das projeções de 260.000, demonstrando solidez do mercado de trabalho (somente acima de 250.000 pedidos semanais, se considera indicador de problema em mão de obra).

Parte significativa do mercado está virando o Switch de um rali alimentado por cortes de juros nos EUA, por um rali alimentado por indicadores econômicos positivos, que se traduzem em resultados corporativos igualmente positivo, como a média dos balanços corporativos tem demonstrado.

Agora, a produção industrial registrou queda de -0,3%, ante projeções de -0,2%, com queda anual de -0,6% e capacidade instalada de 77,5%.

Este ponto se choca com a premissa de curto prazo de aquecimento, porém, existem sazonalidades que explicam a redução da produção, dado que a indústria se prepara para os eventos de consumo formando estoques, que se refletem posteriormente em dados positivos do varejo.

A atenção aos indicadores econômicos continua forte nos EUA e parte deste movimento, dito positivo, pode se dissipar após as eleições majoritárias em 20 dias, independente do candidato vencedor.