Corte de 25 b.p.

O Federal Reserve decidiu pela redução de juros para 4,5% aa e mais importante é o discurso de Powell sobre o assunto.

Destacamos os pontos mais importantes:

1. Decisão não unânime. Um voto por manutenção;

2. Mais dois cortes em 2025 pra 4,00%;

3. PCE em alta de 2,1% para 2,5%;

4. Taxa de juro neutra de longo prazo de 2,9% para 3%.

As projeções de membros do Fed, conhecidas como dotplots foram o motivo da leitura mais pesada do mercado, afetando o DXY hoje e no mercado local, catalisou um cenário ruim, o grafico ibovespa demonstrou uma derrocada significativa, juntamente às bolsas americanas, temerosas pelo fim antecipado do afrouxamento monetário nos EUA.

Ainda assim, é possivel se observar um movimento de correção nas bolsas em Nova York, pois apesar da premissa mais dura com juros, o cenário econômico nos EUA continua positivo e deve se manter assim no próximo ano.

A reação ao Fed visivelmente hawkish foi em partes desmedida, pois uma parcela significativa dos investidores já tinha abandonado a visão de rali baseado em afrouxamento monetário. Basicamente, o Fed diz que está “tudo bem demais” para continuar a cortar juros.

Tal premissa se refletiria diretamente no resultado das empresas e na perspetiva de crescimento constante da economia americana.

Para nosso azar, a “conjunção de estrelas” quis que o sinal viesse pesado, bem no dia em que os ativos se deterioravam, de novo.

Um belo catalizador que não pedimos no Brasil!

Vejam abaixo o comunicado da decisão e posteriormente, o discurso de Powell.

Comunicado Traduzido

Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido. Desde o início do ano, as condições do mercado de trabalho têm melhorado em geral, e a taxa de desemprego aumentou, mas continua baixa. A inflação progrediu em direção ao objetivo de 2% do Comitê, mas continua um pouco elevada. O Comitê busca atingir o máximo de emprego e inflação na taxa de 2% no longo prazo. O Comitê julga que os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação estão aproximadamente equilibrados. A perspectiva econômica é incerta, e o Comitê está atento aos riscos para ambos os lados de seu mandato duplo. Em apoio às suas metas, o Comitê decidiu reduzir a faixa-alvo para a taxa de fundos federais em 1/4 ponto percentual para 4-1/4 a 4-1/2 por cento. Ao considerar a extensão e o momento de ajustes adicionais à faixa-alvo para a taxa de fundos federais, o Comitê avaliará cuidadosamente os dados recebidos, a perspectiva em evolução e o equilíbrio de riscos. O Comitê continuará reduzindo suas participações em títulos do Tesouro e títulos lastreados em dívidas de agências e hipotecas de agências. O Comitê está fortemente comprometido em apoiar o emprego máximo e retornar a inflação ao seu objetivo de 2%. Ao avaliar a postura apropriada da política monetária, o Comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para a perspectiva econômica. O Comitê estaria preparado para ajustar a postura da política monetária conforme apropriado se surgirem riscos que possam impedir a obtenção das metas do Comitê. As avaliações do Comitê levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre as condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e expectativas de inflação, e desenvolvimentos financeiros e internacionais.

Discurso

Boa tarde. Meus colegas e eu continuamos totalmente focados em atingir nossas metas de mandato duplo de emprego máximo e preços estáveis ​​para o benefício do povo americano. A economia está forte no geral e fez progressos significativos em direção às nossas metas nos últimos dois anos. O mercado de trabalho esfriou de seu estado formalmente superaquecido e continua sólido. A inflação se aproximou de nossa meta de longo prazo de 2%. Estamos comprometidos em manter a força de nossa economia apoiando o emprego máximo e retornando a inflação à nossa meta de 2%. Para esse fim, hoje, o comitê federal de mercado aberto decidiu dar mais um passo na redução do grau de restrição política, reduzindo nossa taxa de juros em um quarto de ponto percentual. Também decidimos continuar a reduzir nossas participações em títulos. Terei mais a dizer sobre política monetária após revisar brevemente os desenvolvimentos econômicos. Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido. O PIB cresceu a uma taxa anual de 2,8% no terceiro trimestre, quase o mesmo ritmo do segundo trimestre. O crescimento dos gastos do consumidor permaneceu resiliente e o investimento em equipamentos e bens tangíveis se fortaleceu. A atividade no setor imobiliário tem sido fraca. No geral, a melhoria das condições de oferta tem apoiado o forte desempenho da economia dos EUA no ano passado. Em nosso resumo de projeções econômicas, os participantes do comitê geralmente esperam que o crescimento do PIB permaneça sólido com uma projeção mediana de cerca de 2% nos próximos anos. No mercado de trabalho, as condições permanecem sólidas. Os ganhos de empregos na folha de pagamento desaceleraram em relação ao início do ano, com média de 173.000 por mês nos últimos três meses. A taxa de desemprego está mais alta do que há um ano, mas em 4,2% em novembro, permaneceu baixa. O crescimento nominal dos salários diminuiu no ano passado, e a lacuna entre empregos e trabalhadores diminuiu. No geral, um amplo conjunto de indicadores sugere que as condições no mercado de trabalho estão agora menos apertadas do que em 2019. O mercado de trabalho não é uma fonte de pressões inflacionárias significativas. A mediana do próximo para a taxa de desemprego no SEP é de 4,2% no final deste ano e 4,3% nos próximos anos. A inflação diminuiu significativamente nos últimos dois anos, mas continua um pouco elevada em relação à nossa meta de longo prazo de 2%.Estimativas baseadas no índice de preços ao consumidor e outros dados indicam que os preços totais do PCE aumentaram 2,5% nos 12 meses encerrados em novembro e que, excluindo a categoria de alimentos e energia, os preços básicos do PCE aumentaram 2,8%. As expectativas de inflação de longo prazo parecem permanecer bem ancoradas, conforme refletido em pesquisas com famílias, empresas e analistas, bem como medidas dos mercados financeiros. A projeção mediana no SEP para a inflação total do PCE é de 2,4% este ano e 2,5% no ano que vem. Um pouco mais alto do que o projetado em setembro. Depois disso, a projeção mediana cai para nossa meta de 2%. Nossas ações de política monetária são guiadas por nosso mandato duplo de promover o máximo de emprego e preços estáveis ​​para o povo americano. Vemos os riscos para atingir nossas metas de emprego e inflação como estando aproximadamente em equilíbrio e estamos atentos aos riscos em ambos os lados do nosso mandato. Na reunião de hoje, o comitê decidiu reduzir a taxa em um quarto de ponto percentual para 2,5%. Estamos movendo a política para um cenário mais neutro para manter a força da economia no mercado de trabalho enquanto estabelecemos mais progresso e — desculpe, permitindo mais progresso na posse. Com a ação de hoje, reduzimos nossa taxa de política em um ponto percentual completo de seu pico e nossa postura política agora é significativamente menos restritiva. Podemos, portanto, ser mais cautelosos ao considerar mais ajustes em nossa taxa de política. Sabemos que reduzir a restrição política muito rápido ou muito pode prejudicar o progresso na inflação. Ao mesmo tempo, reduzir a restrição política muito lentamente, melhor, muito pouco, pode enfraquecer indevidamente a atividade econômica e o emprego. Ao considerar a extensão e o momento de ajustes adicionais à faixa-alvo para a taxa dos fundos federais, o comitê avaliará os dados recebidos, a perspectiva em evolução e o equilíbrio de riscos. Na reunião de hoje, o comitê decidiu reduzir a taxa em um quarto de ponto percentual para 2,5%. Temos movido a política para um cenário mais neutro para manter a força da economia no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que estabelecemos mais progresso e — desculpe, permitindo mais progresso na posse. Com a ação de hoje, reduzimos nossa taxa de política em um ponto percentual completo de seu pico e nossa postura política agora é significativamente menos restritiva.Podemos, portanto, ser mais cautelosos ao considerar mais ajustes em nossa taxa de política.Sabemos que reduzir a restrição política muito rápido ou muito pode prejudicar o progresso na inflação. Ao mesmo tempo, reduzir a restrição política muito lentamente, melhor, muito pouco, pode enfraquecer indevidamente a atividade econômica e o emprego. Ao considerar a extensão e o momento de ajustes adicionais à meta para a taxa de fundos federais, o comitê avaliará os dados recebidos, a perspectiva em evolução e o equilíbrio de riscos. Não estamos em nenhum curso predefinido. Em nosso resumo de projeções econômicas, os participantes escreveram suas avaliações individuais de um caminho apropriado para a taxa de fundos federais com base no que cada participante julga ser o cenário mais provável para o futuro. A mediana projeta que o nível apropriado da taxa de fundos federais será de 3,9% no final do próximo ano e 3,4% no final de 2026. Essas projeções medianas são um pouco maiores do que setembro, consistentes com a projeção de inflação mais firme. Essas projeções, no entanto, não são um plano ou decisão do comitê. À medida que a economia evolui, a política monetária se ajustará para promover melhor nossas metas de emprego máximo e estabilidade de preços. Se a economia permanecer forte e a inflação não continuar a se mover em direção a 2%, podemos reduzir a contenção da política mais lentamente. Se o mercado de trabalho enfraquecer inesperadamente ou a inflação cair mais rapidamente do que o previsto, podemos flexibilizar a política mais rapidamente. A política está bem posicionada para lidar com os riscos e incertezas que enfrentamos ao perseguir ambos os lados do nosso mandato duplo. Em termos técnicos, reduzimos a taxa de oferta em nossa facilidade de recompra reversa overnight para alinhar com o fundo da faixa-alvo. Sua configuração típica. Ajustes técnicos não têm influência na postura da política monetária. O Fed recebeu duas metas para a política monetária: emprego máximo e preços estáveis. Continuamos comprometidos em apoiar o emprego máximo, trazendo a inflação de forma sustentável para nossa meta de 2% e mantendo as expectativas de inflação de longo prazo bem ancoradas. Nosso sucesso em cumprir essas metas é importante para todos os americanos. Entendemos que nossas ações afetam comunidades, famílias e empresas em todo o país. Tudo o que fazemos está a serviço de nossa missão pública. Nós do Fed faremos tudo o que pudermos para atingir nossas metas de emprego máximo e estabilidade de preços. Obrigado, e aguardo suas perguntas.