A Intel (NASDAQ: INTC), uma das primeiras gigantes da tecnologia a integrar o Dow Jones Industrial Average durante o boom das pontocom em 1999, pode agora perder seu lugar no prestigiado índice, de acordo com um artigo da Reuters publicado na terça-feira.

As ações da fabricante americana de chips caíram quase 60% este ano, fazendo da Intel o pior desempenho no Dow e deixando-a com o preço mais baixo entre as ações no índice ponderado por preço.

Ser removida do Dow representaria um golpe significativo para a já debilitada reputação da Intel. A empresa não conseguiu aproveitar o crescimento das oportunidades de inteligência artificial após optar por não investir na OpenAI, e sua divisão de fabricação sob contrato, criada para competir com a TSMC, tem enfrentado perdas crescentes, conforme observado pela Reuters.

Para financiar seus esforços de recuperação, a Intel recentemente cortou seu dividendo e anunciou demissões que afetarão 15% de sua força de trabalho, conforme divulgado em seu último relatório de resultados.

No entanto, alguns analistas e um ex-membro do conselho disseram à Reuters que essas medidas podem ser muito pouco, muito tarde.