Há uma semana, começam lentamente a crescer as apostas de manutenção de juros nos EUA pelo CME FedWatch e ainda que a reação de curto prazo tenha criado uma leve diferença da leitura de ontem, tal aposta sequer era observada desde a última reunião do FOMC.

Analistas de grandes bancos já iniciaram o call por juros estáveis como uma possibilidade, o que reduz as pressões sob o Fed para das continuidade ao corte de juros.

Isso se traduz na ata da última reunião do FOMC divulgada esta semana, que dava leitura de tudo, menos de um comitê confortável com o corte de juros.

A atividade econômica nos EUA pode sofrer alguns revés de curto prazo na esteira do furacão Milton, que afortunadamente, não atingiu o continente com a força que se preconizava, todavia, o restante dos setores podem retomar a performance mais positiva, com os feriados de consumo iniciando em outubro.

Consultorias como Yardeni, nos EUA continuam o call de um Fed dovish, porém tal premissa continua a ser desafiada por dados considerados fortes e algumas declarações mais conservadoras de algumas vozes de membros do banco central americano.

Isso faz com que o futuro das decisões de juros estejam cada vez mais dependentes dos dados (Data Driven) do que nunca.

Como sempre, não é fácil o trabalho de um formulador de política monetária.