MoneYou: Mercado americano praticamente sepultando a possibilidade de cortes mais profundos dos Fed Funds na próxima reunião, após a indicação de boa saúde do mercado de trabalho.

Dados do Payroll que no passado criaram estresse nas bolsas de valores, já não têm impacto tão significativo na mudança de humor dos investidores, afinal “torcer pelo pior” no contexto em que a economia dá sinais saudáveis começa a soar estranho.

Em breve, a decretação do fim do ciclo de cortes de juros poderá ser celebrada como um pouso suave (Soft Landing), quando na verdade, sequer houve pouso.

A economia americana não entrou em recessão e sequer vai entrar, dados os últimos indicadores econômicos.

O maior problema, que afeta a enorme maioria dos americanos, especialmente a classe média continua a ser a inflação e o elevado nível de preços em que está estacionada a economia, causada em grande monta pela inflação monetária e não de oferta e demanda.

Neste contexto, uma presidência democrata continuará a criar desafios enormes à condução da política monetária pelo Fed, de forma a lidar com a continuidade do inchaço do estado.

No caso republicano, a disrupção de acordos internacionais e uma possível nova rodada de guerra comercial não pode ser descartada.

Por enquanto, o que é certo é que a política adotada pelo Fed continua na contramão da realidade crua dos dados.