Aos mais jovens, especialmente no mercado financeiro, vamos dividir uma história, vinda de um dos melhores filmes de mercado financeiro já feitos: Trading Places (Trocando as Bolas) de 1983.
O filme contava com #EddieMurphy no seu auge, Dan Aykroyd, (meu Ghostbusters e Blues Bros favorito), a maravilhosa Jamie Lee Curtis e a impagável atuação de Don Ameche, dizendo o primeiro palavrão da sua vida num filme, igualmente ótima de Ralph Bellamy e Denholm Elliott, imperdível.
Para os desavisado, a premissa do filme é a aposta dos irmãos Duke q desafiava as noções de genética e determinismo. <Spoiler Alert /ON> Randolph (Bellamy, direita) acreditava q a genética não determinava o futuro de uma pessoa, q o meio era sim o maior determinante, enquanto Mortimer acreditava o exato oposto. Para descobrir quem tinha razão, ambos apostam na mudança completa e absoluta da vida de Billy Ray Valentine (Murphy), um pedinte, malandro de rua e de Louis Winthorpe III (Aykroyd), seu diretor e noivo de sua sobrinha neta. O pano de fundo?
Uma corretora de commodities da Philadelphia que operava na NYMEX, a qual os Dukes eram donos há gerações e eis a pegadinha com o nome em inglês “Trading” Places. O filme captura muito bem o espírito do mercado financeiro dos anos 80 e traz muitas curiosidades, entre elas, os telefones de carro, plataformas de mercado com monitor em fósforo verde, o pregão viva-voz em Nova York (os figurantes eram todos brokers e scalpers), ou seja, uma festa pra quem ama o mercado financeiro.
Chegamos até aqui, por conta exatamente do que aconteceu há 3 anos com a questão da $GME e o interessante é que no filme, acontece o diametral oposto e somente após entrar na faculdade de economia foi que eu consegui finalmente entender o final do filme. Ou seja, Short Selling!!!
Os Dukes transformam Valentine em um trader de commodities, venerado por muitos, enquanto Winthorpe se torna um degenerado, nas ruas, vivendo com uma prostituta. O problema é q Valentine descobre a aposta dos dois, q ele tb seria descartado em breve e conta a Winthorpe!!!
A vingança pensada pelos dois vem onde mais doeria nos Dukes, no bolso. Um personagem em comum durante todo o filme é o capanga Clarence Beeks, o mesmo q arruma a prisão de Wintorpe, paga a prostituta e está na folha de pagamento dos Dukes com elevadas somas, fora dos padrões!!!
Ele é o elemento chave, pois se descobre durante o filme q seria o responsável por conseguir uma inside information sobre a safra de laranja do ano e daria a possibilidade dos Dukes ganharem rios de dinheiro, colocando o mercado no corner. Aqui começa a parte legal pro mercado!!!
Como toda boa comédia pastelão, o modo deles obterem as informações é inverossímil, mas muito engraçada e eles tem sucesso não só em obter a informação, mas também inverter o sinal q seria entregue aos Dukes, q para eles, a safra seria ruim levando o contrato de suco de laranja concentrado congelado $FCOJ às alturas, favorecendo uma posição fortemente long (comprada). Acontece que o relatório indicava exatamente uma boa safra, consequentemente, boa demanda e queda nos preços. Outro ponto, ao terem ctz de sua info,ambos os lados têm dinheiro envolvido, mas operando altamente alavancados e a descoberto. O pregão abre, então Wilson, o broker dos Dukes obedece a ordem dos irmãos e começa a comprar desenfreadamente, levando a outros fazerem o mesmo, dado o movimento atípico.
O preço dispara e pacientemente Winthorpe aguarda, acalmando Valentine, ambos no pregão prontos a operar (não sei como entraram kkk), qdo grita: “Agora! VENDO, 200 ABRIL A 142!” Ou seja, uma quantidade absurda de contratos no preço máximo, 200 futuro abril a $1,42 por libra.
Ou seja, derramam quantidade suficiente para criar uma resistência do preço e a partir da venda a descoberto de uma grande quantidade de contratos, o mercado ‘vira’ e começa a cair, com eles vendidos (short) de 142 até 102, no momento do anúncio da safra de laranja, que foi boa.
Neste momento que o mercado explode, os preços desabam e os Dukes comprados em milhares de contratos, enquanto Valentine e Winthorpe, vendidos de 142 a 102. Como estão a descoberto, agora eles precisam comprar de volta os contratos para entregar à quem deles comprou no spread acima citado. Eles aguardam até os contratos atingem 46 e começam a comprar, fazendo isso de 46 a 29. Ou seja, ficaram ricos e os Dukes, quebrados. Venderam entre 142 e 102, recompraram entre 46 e 26 e embolsaram a diferença! Tudo short!
A parte engraçada é que aposta dos Dukes era de UM DÓLAR e a mesma aposta foi feita por Valentine e Winthorpe, de que deixariam os irmãos pobres, com uma pica de $394 milhões!! Eis o ponto de tudo, os poderosos, munidos de info privilegiada, usualmente controlando o mercado sendo amassados pelos pequenos, jogando exatamente o jogo deles. Muito provavelmente, forças maiores evitarão novos Dukes no futuro próximo, mas está aí a lição $GME.
TRIVIA 1: Somente após o filme, o uso de inside information foi proibida pela SEC, a “lei de Murphy
TRIVIA 2: Vocês sabiam que os irmãos Duke fazem uma ponta no filme “Um Príncipe em Nova York”? O príncipe Akeen (Murphy) quer se passar por pobre, então pega o dinheiro q seu pai mandou e dá a dois mendigos hahahahaha uma bela soma!!!
TRIVIA 3: Na cena do trem, um dos carregadores é o humorista Al Franken, o qual posteriormente se tornaria senador democrata.
TRIVIA 4: O policial é ninguém menos de Frank Oz, que reprisa o papel 2x nos filmes dos #BluesBrothers e é ninguém menos que a voz e o manipulador do mestre YODA!
Você precisa fazer login para comentar.